Pessoas Pandemia, Guerras e Mudanças Climáticas: Como Tudo Isso Impacta no Seu Orçamento Doméstico

Pandemia, Guerras e Mudanças Climáticas: Como Tudo Isso Impacta no Seu Orçamento Doméstico

Pandemia, Guerras e Mudanças Climáticas: Como Tudo Isso Impacta no Seu Orçamento Doméstico


Não é novidade para ninguém que tudo que acontece no planeta afeta toda a população mundial, uns mais, outros menos, mas ninguém tem como fugir das consequências sanitárias, econômicas e sociais trazidas, por exemplo, por uma pandemia, pelos conflitos geopolíticos entre os países ou pelas mudanças climáticas.

O mundo hoje está vivenciando estes três problemas: a pandemia de Covid-19 que ainda não terminou e se encontra as voltas com novas ondas e suas variantes; a guerra entre Ucrânia e Rússia que iniciou em fevereiro de 2022 e não tem perspectiva de quando vai acabar e as mudanças climáticas que sempre acontecem e provocam consequências drásticas em todo o planeta.

A pandemia, a guerra e o clima ameaçam a estabilidade da população global, uma vez que afeta sua saúde física e mental, traz estagnação econômica, desemprego em massa e levam grande parte da população a viver abaixo da linha da pobreza.


Impactos da Pandemia do Coronavírus


A pandemia do Coronavírus, considerada pela Organização Mundial da Saúde - OMS como, “a maior crise sanitária de nossa época”, não está relacionada apenas a questão da saúde, economicamente ela lançou sobre a economia mundial uma recessão severa, principalmente nos países em que a crise sanitária foi mais grave e onde há forte dependência do comércio global, do turismo, da exportação de produtos primários e do financiamento externo. Passados mais de três anos desde o início da pandemia, e ainda com riscos de novas ondas, a população continua sentindo seus impactos.

Junto com a pandemia veio à redução de renda da população, a diminuição do nível de emprego, provocado, sobretudo pelo fechamento de várias empresas, a alta descontrolado dos preços dos itens da alimentação básica, a desvalorização constante da moeda brasileira, a alta dos combustíveis, entre tantos outros prejuízos que impactam diretamente no orçamento doméstico de quase todas as famílias. 

Todos esses fatores provocaram uma queda no consumo das pessoas que tiveram que fazer cortes no seu orçamento, priorizando aqueles produtos de necessidades essenciais. Para fazer as contas caberem no orçamento doméstico, grande parte da população teve que repensar as despesas da casa, fazendo cortes de itens considerados menos importantes, para conseguir honrar as contas básicas do dia a dia.

Evidentemente que as consequências da pandemia afetaram mais a parcela mais vulnerável da população, uma vez que quanto menor a renda familiar, maior a parcela de gastos com alimentos em suas despesas totais, maior o impacto da elevação dos preços sobre o bem-estar e, por consequência sobre o padrão alimentar e nutricional dessa camada da população.


Impactos da Guerra da Ucrânia


Quando o mundo estava ainda mergulhado no espiral inflacionário provocado pela pandemia e pelos problemas climáticos, a Rússia decide invadir a Ucrânia e da noite para o dia, devidos a sanções e aos embargos econômicos, esses dois países, que são grandes fornecedores do setor de alimentos no mundo, deixaram de exportar vários produtos como trigo, milho, cevada, óleo vegetal, fertilizantes, petróleo entre outros, provocando uma escalada dos preços.

O alto custo da comida e dos combustíveis causou um dos piores colapsos alimentares da história da humanidade e empurrou milhões de pessoas para a pobreza e para situação de insegurança alimentar elevada. De acordo com João Intini, oficial de políticas de sistemas alimentares do escritório da Organização das Nações Unidas para alimentação e Agricultura - FAO para América Latina e Caribe, a “insegurança alimentar está relacionada a vários fatores: disponibilidade de alimentos, custo da alimentação, poder de compra das pessoas e as políticas públicas que fortalecem o acesso à alimentação”. 

O conflito entre dois importantes países do comércio internacional tem impulsionado a maior inflação nas prateleiras dos supermercados desde a Segunda Guerra Mundial. Tendo em vista que esses dois países respondem por 30% da exportação de trigo, 30% da exportação de cevada e de 13% da exportação de fertilizantes.

Outra consequência da guerra que tem afetado a economia se verifica no setor agropecuário, tanto pela redução da oferta de commodities produzidas pelos dois países envolvidos no conflito, mas principalmente pela diminuição da disponibilidade de insumos utilizados nas culturas. O aumento dos preços dos fertilizantes atingiu, em cheio, potências agrícolas como o Brasil. O repasse do custo dos fertilizantes disseminou a inflação por toda a cadeia agropecuária, chegando à carne vermelha e ao frango. 

Podemos constatar como uma guerra entre dois países geograficamente tão distantes tem grande impacto sobre toda a população mundial, provocando uma explosão nos preços dos alimentos e dos combustíveis, trazendo insegurança alimentar para algumas partes do mundo. 

Neste sentido, Derek Headey, do International Food Policy Research Institute – IFPRI, de Washington faz a seguinte reflexão: “A guerra da Ucrânia expôs o custo de um grande conflito no mundo globalizado”.


Impactos das Mudanças Climáticas


Mudanças climáticas é um assunto que tem tudo a ver com a preservação da nossa vida e de outros organismos do planeta. É um fator que vai muito além de discutir se as temperaturas estão muito baixas ou muito altas. Trata-se de um fenômeno que pode comprometer à preservação meio ambiente, a produção de alimentos, a saúde, o bem-estar e a estabilidade econômica da população.

Alterações climáticas como o aumento da temperatura global pode provocar períodos de longa estiagem ou de uma série de inundações. Nessas duas situações, a pecuária e a agricultura, de países tropicais como o Brasil, poderão ser prejudicadas, assim como a sobrevivência de diversas espécies.

Segundo o economista Rafael Barbieri “cerca de 30% da produtividade dos alimentos é explicada pela variação climática. Os outros 70% por insumos, fertilizantes, genética, práticas agrícolas. Ou seja, quando você tem um problema de clima a produtividade cai, não importa o quanto você investiu em tecnologia”.

O fato é que qualquer tipo de mudança climática extrema afeta diretamente a safra agrícola, causando problema na redução da produção de alimentos, na escassez da oferta e na elevação dos preços para o consumidor final. Esses efeitos combinados poderão impactar o sistema de abastecimento alimentar, nos preços dos alimentos, na cesta básica e no orçamento doméstico das famílias. 

O economista Rafael Barbieri afirma que “os eventos climáticos extremos são responsáveis por 25% a 35% das oscilações de preços agrícola”.

O período turbulento que o Brasil e o mundo estão vivendo atualmente, de pandemia, de conflito geopolítico e de mudanças climáticas intensas está causando danos de grandes proporções ao meio ambiente, à saúde da população e a economia global. 

Embora os impactos desses eventos sejam diferenciados para cada região do mundo, todos sentem as consequências, principalmente na hora de se alimentar. A escassez de oferta alguns produtos, a redução da produção de alimentos, a explosão dos preços dos alimentos e a persistência da inflação elevada são exemplos de fatores que tem afetado o orçamento doméstico e o consumo das famílias brasileiras.

Diante desse cenário de crise sanitária, social, geopolítica e econômica, uma das saídas para enfrentar a explosão dos preços e da escalada da inflação é seguir a regra básica da economia doméstica, que é não comprar nada por impulso e pesquisar sempre para encontrar os melhores preços. Neste sentido o ByPantry pode te ajudar fazer sua pesquisa e fazer o comparativo de preços preciso e certamente você vai conseguir fazer uma boa economia na hora de fazer suas compras.