Mercado Datas Comemorativas e Datas Sazonais: Um Convite Para o Consumidor Ir às Compras

Datas Comemorativas e Datas Sazonais: Um Convite Para o Consumidor Ir às Compras

Datas Comemorativas e Datas Sazonais: Um Convite Para o Consumidor Ir às Compras


As datas comemorativas e as datas sazonais são uma excelente oportunidade para o varejo impulsionar suas vendas e para o consumidor conseguir promoções interessantes e bons descontos em suas compras para presentear alguém ou para realizar aquela aquisição tão necessária e desejada.

Atualmente o comércio varejista sabe explorar muito bem as datas comemorativas ao seu favor. Para o comércio as épocas festivas que representam aumento nas vendas, em que os consumidores estão mais propensos a comprar um presente para parentes e/ou amigos e até mesmo para se auto presentear são: o natal, que é a melhor data para o comércio ampliar seu faturamento, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças, carnaval e Páscoa. 

Entre as datas sazonais que vem ganhando cada vez mais espaço no calendário comercial merecem destaque: a Black Friday, depois do natal é a data que o comércio vende mais, Cyber Monday, Dia do Consumidor, Dia do Solteiro e Semana do Brasil.

Nesses momentos o consumidor sai à procura de boas oportunidades com a intenção de realmente comprar algo, motivado pela grande oferta de preços mais baixos, promoções, descontos, condições especiais de compra, diversidade de meios de pagamento e gratuidade do frete, no caso das compras online. 

Durante o ano todo o comércio varejista faz anúncios de seus produtos e de suas promoções, mas nas principais datas comemorativas e nas datas sazonais essa divulgação é intensificada com propagandas em todos os canais de comunicação e na arrumação da loja e das vitrines com o objetivo de criar nas pessoas o desejo de ter um produto que ele não estava buscando naquele momento. Isto porque nas datas especiais as pessoas estão envolvidas em um sentimento de confraternização e de troca de presentes que não acontece com frequência nas datas comuns.

Alguns pesquisadores da área de marketing explicam que as datas comemorativas são utilizadas pelas empresas anunciantes para fomentar a compra de bens e serviços, pois a boa vontade dos indivíduos é maior neste momento do que quando ocorre ausência de datas específicas para comemorar um evento.

No atual cenário econômico em que os consumidores estão cada vez mais informados e gastando com mais cautela para não comprometer seu orçamento e também devido à mudança de valores em relação ao consumo, as empresas estão cada vez mais criativas para divulgar seu produto.

Pesquisas de marketing indicam que a maior parte das decisões de compra acontece no ponto de venda. Neste sentido as lojas dão especial atenção na disposição do layout da loja, de forma que o cliente, desde a entrada passa por determinados produtos e na arrumação da vitrine, que muitas vezes utiliza-se de uma cenografia com efeitos visuais que chama atenção e atrai as pessoas para dentro da loja. 

Cabe ressaltar que a vitrine é o meio de comunicação entre a marca e o cliente em potencial e funciona como uma espécie de cartão de visita que convida o consumidor entrar na loja para conhecer melhor os produtos e acabar comprando. 

No lucrativo mercado das datas comemorativas, o grande destaque é natal que movimenta todos os setores, de vestuário a brinquedos, passando por perfumes, cosméticos, eletrônicos e alimentos. É uma data que contempla todos os homenageados das outras datas específicas, somado a isto é uma época de confraternização em que a maior parte da população quer manter viva a tradição de trocar presentes e celebrar a noite de natal com a família.

Para alguns estudiosos do comportamento humano o ato de presentear alguém nas datas específicas nem sempre pode ser considerada uma atitude consumista, pois quando essa prática for autêntica e espontânea pode trazer benefícios para saúde.


Intenção de Compras dos Brasileiros para o Natal 2021


Com a aproximação das festas natalinas, uma data tradicional com uma força simbólica e cultural como nenhuma outra e também uma das datas mais importante e aguardada pelos comerciantes e pelos consumidores, a questão é: qual vai ser o comportamento de compra do consumidor no período do natal em 2021?

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL e pelo Serviço de Proteção ao Crédito - SPC Brasil, em parceria com a Offer Wise Pesquisas, com o objetivo de mapear a intenção de compra de presentes, apontou que a disposição dos brasileiros para consumir está retornando aos poucos aos patamares de antes do inicio da pandemia. 

O levantamento constatou que 77% dos participantes da pesquisa tem intenção de presentear alguém no natal de 2021, logo a estimativa é que 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras de presentes neste período.  

Outro dado revelado pela pesquisa é que 69% disseram que também pretendem comprar presente para si mesmo no natal. 

Os motivos apresentados pelos entrevistados que responderam que não pretendem comprar presentes neste natal foram: 26% porque não tem dinheiro, 19% afirmaram não gostar ou não ter o costume de presentear, enquanto que 16% responderam que estão desempregados no momento.

Quando questionados qual o valor que pretendem gastar por presente para terceiros, 49% das pessoas responderam que até R$ 150,00. O valor médio desse quesito ficou em torno de R$ 122,78.


Confira aqui pesquisa na íntegra.


É notório que as datas comemorativas e as datas sazonais se tornaram um mercado lucrativo para o comércio varejista, por isso ao fazer suas compras durante essas datas, assim como em qualquer época do ano, o consumidor precisa avaliar com atenção se aquela aquisição cabe dentro do seu orçamento e ter atitudes que vão de encontro ao consumo consciente, escapando da compra por impulso e das dívidas.