Mercado Nossa Liberdade, a Ida a Uma Loja Física

Retomada Das Compras Após A Pandemia

Retomada Das Compras Após A Pandemia


Para atender a demanda do consumidor durante a pandemia da Covid-19 o comercio varejista teve que se reinventar para que as pessoas tivessem acesso à comida, aos produtos de limpeza e outros artigos que precisavam para manter a casa, tendo em vista que a recomendação era evitar sair de casa, a fim de frear a proliferação da Covid-19.

Esse fator gerou uma aceleração das capacidades digitais das empresas com a criação e/ou ampliação dos meios para interagir com o público consumidor e dos serviços de entrega.

Com a vacinação da população brasileira bem encaminhada e aguardando ansiosamente o ápice da pandemia passar para a retomada da vida normal a pergunta que fazemos é: 

Qual será o comportamento do consumidor na retomada das compras no período pós-pandemia? 

Embora seja um pouco cedo para determinar como vai ser realmente o comportamento do consumidor depois desse período, tudo indica que o mesmo vai fazer suas compras mesclando experiências em lojas físicas e em lojas virtuais.

Para Ricardo Rodrigues, CEO da Social Miner, o comercio eletrônico conquistou seu espaço na jornada de compra do consumidor durante a pandemia, porém ele diz que não há um indício de que o mesmo será um caminho dominante com a reabertura gradual dos estabelecimentos físicos. 


Nossa Liberdade, a Ida a Uma Loja Física 


Depois de um período turbulento, em que muitas vezes sentimos privados de nossa liberdade, a ida a uma loja física, percorrendo seus corredores, pegando o produto na prateleira, conversando com as pessoas, enquanto aguarda na fila do caixa, para algumas pessoas isso pode ser um bom motivo pra sair de casa e sentir uma sensação de liberdade que de certa forma fomos privados durante a pandemia. Além disso, ainda há muitos consumidores que gostam de tocar no produto antes de escolher aquele que vai levar para casa.

Mas é lógico que com a possibilidade de adquirir praticamente tudo via sites e aplicativos de compra, alguns consumidores vão preferir a comodidade de não se deslocar até uma loja física e gastar menos tempo para pesquisar o produto e fazer sua compra ideal.


Tendências Para Retomada das Compras Feitas Nas Lojas Físicas


A expectativa é que esse cenário cada vez mais digital e as mudanças implementadas pelas empresas para atender a demanda do público consumidor durante a pandemia vão continuar evoluindo.  

Segundo Mike George, presidente do Conselho de Administração da National Retail Federation – NRF, instituição que representa o varejo nos Estados Unidos, mesmo com o crescimento do e-commerce durante o período de pandemia, a expectativa é que cerca de 80% das compras continuarão sendo feitas nas lojas físicas no pós-pandemia. Mike George completa dizendo que “o varejo físico terá de continuar a evoluir, a adicionar componentes digitais e novas conexões com o consumidor”. 

O fato é que o isolamento social e a necessidade de comprar on-line durante a pandemia geraram mudanças de comportamento de consumo da população, deixando-a mais exigente. 

O desenvolvimento tecnológico torna-se imprescindível para que as empresas atendam essa nova demanda e ofereçam cada vez mais as melhores experiências de compra para o consumidor, ou seja, o varejo seja ele online ou presencial precisa investir em um sistema de gestão e em tecnologia para entender e satisfazer as necessidades do consumidor de forma rápida e conveniente.